Começou hoje, segunda-feira, dia 7/03, o prazo de declaração do imposto de renda pessoa física de 2022. A Receita Federal preparou novidades este ano, isso mesmo, foi criado algumas funcionalidades práticas para facilitar a vida dos contribuintes, como explica o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos Fernandes da Fonseca.

O prazo final para declarar o Imposto de Renda será até dia 29/04/2022. Precisa fazer a declaração quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano, ou cerca de R$ 2.380 por mês, incluindo salários, aposentadorias, pensões e aluguéis. A multa para quem perder o prazo é 75% sobre o valor do imposto devido e pode, ainda, ser duplicada para 150%, caso comprovado fraude ou tentativa de ocultação de dados. E fica um alerta, é muito comum recebermos por e-mail ou SMS no celular, links para checar pendências na Receita Federal, especialmente na declaração do Imposto de Renda. Essas mensagens parecem bem verdadeiras, com textos bem escritos e até logomarca do governo. Mas é preciso muito cuidado.

Como receber a restituição do Imposto de Renda 2021?

A Receita Federal garante que não envia nenhum link de acesso para os contribuintes. Todos os comunicados são feitos pela página oficial ou pelo aplicativo. O Supervisor José Carlos explica como funciona a comunicação entre a Receita e os cidadãos.

Como declarar o Imposto de renda para aposentados e pensionistas do INSS?

Na Papyrus Contábil você tem a praticidade de fazer a declaração de IR 2022 da sua empresa diretamente conosco. Essa é mais uma praticidade que a Papyrus oferece aos seus clientes. Para saber mais informações consulte um de nossos especialistas agora mesmo!

📞 (31) 3508-2000
✓ papyrus@papyruscontabil.com.br
💻 Instagram: @papyrus.contabil