fbpx

A escolha de um escrfitório de contabilidade experiente irá lhe ajudar fazer um excelente Planejamento Tributário para que sua empresa não sofra penalizações na Receita Federal, além disso, as empresas também deverão ficar atentas aos prazos para pagamento para não pagar multas.

Planejamento tributário e Fiscal para 2021: Regime tributário do lucro real ou presumido e vice e versa?

A assessoria contábil é fundamental para auxiliar no planejamento e recordar as datas corretas de pagamento. Hoje selecionamos dicas e um passo a passo eficiente para fazer um bom planejamento tributário, continue lendo.

Como fazer o planejamento Tributário passo a passo?

Como fazer para pagar todas as cargas tributárias e não afetar o caixa da sua empresa? Além de contar com a ajuda de uma equipe de contabilidade, há alguns procedimentos que sua empresa deve cumprir, apresentaremos alguns procedimentos que as empresas devem seguir:

1º Faça uma coleta de dados

Se você possui uma equipe interna ou externa, faça uma reunião juntamente com o pessoal administrativo, para coletar informações e iniciar a elisão fiscal. Os dados que devem ser coletados são:

  • Porte e estrutura da empresa;
  • Atual enquadramento tributário;
  • Atividades do negócio;
  • Atividades operacionais administrativas, contábeis e financeiras.

Tenha o máximo de informações que puder, pois, essas informações causam impacto direto no pagamento dos tributos de sua empresa, você tem que informar ainda, qual a modalidade e os tipos de produtos e serviços que são oferecidos, etc.

2º Faça uma análise da natureza jurídica

Trata-se do formato legal que toda empresa possui, atualmente encontramos 25 tipos de natureza jurídica. Veja a seguir, quais são os mais utilizados no Brasil:

  • Sociedades Anônimas;
  • Sociedades Mistas;
  • Sociedades Limitadas (LTDA);
  • Empresário Individual (EI);
  • Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Cooperativas;
  • Empresas de Pequeno Porte (EPP);
  • Microempresa (ME);
  • Microempreendedor Individual (MEI).

É importante saber que, em todos os formatos existem características, limitações, impostos legais. Se você não sabe qual o tipo de regime tributário que sua empresa poderá recolher, para evitar prejuízos e erros fale com um Contador.

3º Defina o regime tributário

Para ter êxito em seu planejamento tributário, você tem que entender o conceito de regime tributário, é fundamental entender que no Brasil existem apenas 3, que são:

Simples Nacional – Este torna simples e único o pagamento de impostos em todo o território nacional, porém, apenas pequenas e médias empresas poderão utilizar este tipo de regime.

Lucro Real – Faz os cálculos dos impostos de modo separado, este regime é obrigatório por lei, para aquelas empresas cujo faturamento ultrapassa os R $78 milhões por ano.

Lucro Presumido – Possui alíquotas específicas para cada lucro que é apurado, somente o contador é quem deve saber em que circunstâncias utilizar este formato de regime.

4º Crie um plano tributário

Este plano é de extrema importância para que seu planejamento tributário possa ter sucesso, e conseguir evitar prejuízos financeiros. É através desse plano que o contador tem capacidade para compreender como sua empresa conseguirá operar.

Por exigir uma certa complexidade fiscal, é fundamental contar com o auxílio de uma equipe de contadores, afinal, você deve executar os seguintes procedimentos para fazer este plano:

  • Faça parcerias;
  • Desenvolva um cronograma coerente;
  • Tenha todas as informações para a base de cálculos;
  • Não deixe de verificar os cenários atuais;
  • Estipule metas;
  • Não esqueça de fazer avaliações periódicas. 

As revisões periódicas são de extrema importância para realizar alterações, quando houver necessidade. Dessa forma, os empreendedores conseguem alcançar suas metas sem ter prejuízos financeiros.

Quais as vantagens da elisão fiscal?

Através do apoio de uma equipe de contabilidade, sua empresa poderá obter diversos benefícios ao utilizar o planejamento tributário. Mostraremos a seguir, quais são as principais vantagens:

Redução de custos

Graças ao planejamento, há uma melhor organização e você sabe exatamente quais são os impostos que você tem que pagar para a União. Assim, os custos com empreendimento são devidamente reduzidos.

Inibe autuações

Se você quer evitar autuações junto à Receita Federal, peça auxílio de um contador, somente este profissional consegue entregar um material correto que será enviado ao sistema da Receita Federal até o prazo estipulado pelo órgão do Governo Federal.

Elaboração de um orçamento eficiente

A elisão fiscal garante a elaboração de um orçamento para o ano todo, pois, você saberá quais são os itens a pagar e os itens a receber. O orçamento é essencial para as empresas, pois, com  um orçamento bem definido as empresas poderão se prevenir contra imprevistos.

Peça um calendário tributário

Graças ao planejamento tributário, os contadores também poderão desenvolver um calendário tributário para servir como um lembrete para os empreendedores. Este calendário,  também poderá se adaptar às realidades da empresa.

Qual a função da assessoria contábil no planejamento?

Sabemos que a contabilidade é o pilar do planejamento tributário, por isso, cabe ao contador fazer o processo de adaptação para conseguir obter dados confiáveis, regulares e que sejam devidamente atualizados. É dever do escritório de contabilidade elaborar e executar todo o processo de planejamento.

O escritório de contabilidade também é responsável por comandar uma série de controles, conciliações, e apurações dos impostos, o escritório deverá ter total conhecimento das deficiências, e pontos críticos que resultam em falhas difíceis de serem consertadas  a longo prazo.

Após auxiliar na criação do planejamento, o escritório deverá ajudar a colocar o planejamento em prática, facilitando com isso, o dia a dia do empreendedor. O Contador de Sucesso possui muita experiência com tributos e legislação e podemos orientar sua equipe sempre que haja necessidade.

Os contadores têm que aplicar vários métodos que ajudam os clientes a economizarem na hora de declarar impostos para a Receita Federal, somente com um planejamento correto e eficaz é que sua empresa vai conseguir permanecer com o fluxo de caixa sempre no azul, e com a declaração de impostos sempre em dia.

Entre em contato com seu contador, e peça uma análise de cenário bem detalhada, para que você entenda qual é a situação de sua empresa neste exato momento, se você não organizar a parte financeira de sua empresa nunca saberá o quanto tem disponível para pagar os impostos, e assim, evitar multas.

Conclusão

Se você necessita de um planejamento tributário eficiente, nosso time de contadores está de plantão para ajudá-lo(a). Fazemos todo o serviço relacionado à parte burocrática que as empresas possuem, desde abertura até o recolhimento de impostos. Se houver dúvidas, entre em contato conosco e iremos ajudá-lo!

Para saber mais informações sobre Planejamento Tributário, entre em contato agora mesmo!

Entre em contato conosco.
📞 (31) 3508-2000
Nos acompanhe também nas redes sociais:
Instagram @PapyrusContábil 
Facebook @PapyrusContábil 

 

 

Via: contadordesucesso

Agência Digital HGX Soluções Web Mobile e Marketing Digital