O que é Certificado Digital ou Certificação Digital?

O certificado digital é o documento de identificação, no meio eletrônico, que permite a realização de diversos serviços e a assinatura de documentos com validade jurídica e muito mais agilidade! Ainda segundo o site do Governo Federal, o Certificado Digital é o documento eletrônico que possibilita a troca segura de informações entre duas partes, com a garantia da identidade do emissor, da integridade da mensagem e, opcionalmente, de sua confidencialidade.

Alguns exemplos de uso e atividades que podem ser seguradas pelo Certificado Digital:

  • Assinatura e envio documentos e declarações pela internet;
  • Obrigatória para empresas que emitem nota fiscal eletrônica (NF-e);
  • Uso no eSocial para pessoas físicas e jurídicas;
  • Acesso em ambientes virtuais com segurança.

 

Quem pode utilizar o Certificado Digital?

  • Pessoa física (cidadão)
  • Pessoa jurídica (representante de empresas) e Governo (servidores ou funcionários)
  • Maiores informações com relação à documentação solicitada acesse a Resolução 90 da ICP-Brasil.

 

Quais são as etapas para a realizar a certificação digital?

  1. Escolher o tipo de certificado

    No canal indicado abaixo, escolha o tipo de certificado adequado a sua necessidade.

    CANAIS DE PRESTAÇÃO

       Web:

    TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

    Atendimento imediato

 

O que é necessário para se obter um certificado digital para empresas?

Como conseguir um certificado digital para empresa é uma dúvida comum do empreendedor, mas o processo é mais fácil do que se imagina. O primeiro passo é entrar em contato com a certificadora e reunir a documentação exigida pela autoridade certificadora. As exigências podem variar de acordo com cada empresa, mas geralmente os documentos necessários são:

  • estatuto, contrato social ou ato constitutivo da empresa;
  • cartão do CNPJ (impresso no site da Receita Federal);
  • cadastro do SINTEGRA Estadual para empresas de comércio.

Também podem ser requisitados documentos dos responsáveis legais pela empresa, como:

  • RG, CNH ou outro documento que comprove identidade;
  • CPF;
  • comprovante de residência.

O próximo passo é comparecer presencialmente à autoridade certificadora. Essa etapa é necessária para coletar a biometria (impressão digital) e fazer a validação. Em caso de mais de um sócio, é necessário que apenas o representante legal que foi indicado na Receita Federal compareça.

Quais são os benefícios do Certificado Digital?

Além das diversas vantagens abordadas anteriormente, listamos os melhores benefícios que os certificados digitais podem oferecer para você e sua empresa.

Ele é o RG do mundo digital

O certificado é um documento que identifica inquestionavelmente pessoas e empresas no meio eletrônico, por isso é considerado o RG do mundo digital. Por meio da criptografia de dados, garante a autenticidade e a integridade das transações realizadas.

Tudo o que for assinado ou transacionado via certificado digital tem validade jurídica, assegurada pela legislação. Vale, ainda, ressaltar que o documento só pode ser emitido por Autoridades Certificadoras credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação — ITI”, diz Gonçalves.

O Certificado pode ser usado para assinar documentos

Por conta do rigoroso processo de emissão e a tecnologia da criptografia de dados, o documento possibilita ao titular autorizar transações e até mesmo assinar documentos no meio eletrônico, com o mesmo valor de uma assinatura de punho autenticada – deixando de lado o uso de papel e caneta.

Ele garante mobilidade

Se ele identifica no meio eletrônico, logo proporciona mobilidade. Com o certificado, por exemplo, é possível formalizar negócios a longa distância. Um empresário daqui do Brasil pode concretizar um negócio com outro empresário que esteja em viagem na China. Basta eles acessarem a plataforma para assinaturas de documentos, via celular, tablet ou computador, e assinar com o certificado digital

Reduz os custos

O certificado digital diminui gastos relacionados à compra, impressão e armazenamento de papel, ao transporte e à mão de obra porque melhora a eficiência operacional.

Proporciona agilidade e praticidade na execução de tarefas

Com o certificado digital, o trabalho de assinar e gerir documentos é otimizado e concluído com maior rapidez e segurança. Assim, os negócios podem ser formalizados a qualquer hora e em qualquer lugar, gerando mobilidade aos usuários.

Garante segurança jurídica na assinatura

Todo documento assinado com certificado digital possui validade jurídica e a mesma confiança pública que um cartório garante. Isto é, em poucos cliques, qualquer arquivo eletrônico pode ser assinado com valor jurídico. Todo o processo, antes burocrático, fica simples e prático.

 

Na Papyrus Contábil você tem a praticidade de fazer a Certificação Digital da sua empresa diretamente conosco. Essa é mais uma praticidade que a Papyrus Contábil oferece aos seus clientes. Faça a certificação digital da sua empresa com a Contabilidade Papyrus!

📞 (31) 3508-2000
✓ papyrus@papyruscontabil.com.br
💻 Instagram: @papyrus.contabil

 

 

Via: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-certificacao-digital / www.contabilizei.com.br / blog.certisign.com.br/o-que-e-certificado-digital/