O que é a Contabilidade Social?

Encontramos diferentes conceitos sobre a Contabilidade Social, o que é, como funciona e como contratar, entre eles um conceito unânime, a participação ativa da contabilidade para que a empresa seja posicionada no mercado de maneira otimizada e principalmente sustentável.

A Contabilidade Social utiliza técnicas de registros e de mensuração de serviços e soluções dentro do universo da Ciência Econômica. Em resumo o propósito da Contabilidade Social é fornecer informações que permitam avaliar os efeitos das atividades das empresas sobre a sociedade. Devido à crescente responsabilidade social que devem assumir as entidades econômicas, surge a necessidade de elaborar e apresentar informação sobre as atividades relacionadas com essa responsabilidade. A contabilidade social também é compreendida como sendo um tipo de contabilidade que uma organização ou empresa efetua com o intuito de embutir um valor agregado sobre a influência que suas ações e operações representam na sociedade. Vale lembrar que a contabilidade social não se relaciona com a contabilidade financeira e seus modelos de ativos.

Qual a importância da contabilidade social e por que a contabilidade é uma ciência social?

Para um pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), no entanto, a contabilidade social vai além. Não se trata somente do que o contador faz pela empresa, mas também a quais empresas ele atende.

O contador William destacou em sua pesquisa de mestrado, sobre a contabilidade social e suas principais problematizações, a necessidade de atentar-se aos pequenos negócios. Ele mencionou 3 razões para defender a ideia de maior aproximação da contabilidade com as empresas deste porte:

  • Geram a maior parte dos empregos no país;
  • Respondem por uma importante parcela do PIB (Produto Interno Bruto);
  • Influenciam diretamente a comunidade em torno da qual atuam.

eSocial: Esteja Preparado

As contribuições de William sobre a Contabilidade Social foram registradas em reportagem pelo Jornal da USP — veja conteúdo completo neste link.

Os resultados da sua pesquisa acabaram por reforçar o que já se sabe sobre a fragilidade na gestão de pequenos negócios, que, não raro, culminam no fechamento precoce de empresas. Entre as deficiências verificadas por Gouveia, estão:

  • Abertura de empresa sem planejamento para sobreviver e crescer;
  • Ausência de formação em administração ou gestão de negócios;
  • Instabilidade financeira e incapacidade de gerar lucro;
  • Predomínio de empresas com pouco tempo de mercado (a mais antiga tinha oito anos).

 

Como Funciona a Contabilidade Social?

A Contabilidade Social não só busca medir resultados no processo monetário, mas também toma o recurso humano desde a ótica humana, vendo-o como um ser que sente e que tem necessidades a satisfazer. Ela aparece como uma necessidade da empresa de contar com informação pertinente para tomar decisões inteligentes com relação à gestão social, medindo o impacto da entidade na sociedade.  Cada um dos tipos de informação que compõem esta contabilidade tem registrado outras ramificações da mesma, entre as quais se destacam a Contabilidade Ambiental, a Contabilidade dos Recursos Humanos e a Informação de Caráter Ético.

Para que a Contabilidade Social consiga sua efetivação e êxito, é preciso que a organização adote uma gestão participativa, envolvente e comprometida com todas as camadas que formam o sistema social e organizacional. A Contabilidade Social é responsabilidade de todos e parte fundamental na companhia e pode ser ramificada em Contabilidade Ambiental, a Contabilidade de Recursos Humanos e a Informação de caráter ético.

O balanço social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa.

 

Como contatar a Contabilidade Social?

Outro aspecto importante da contabilidade social é que se trata de um processo aplicável a qualquer tipo de organização, seja ela uma multinacional, uma empresa de pequeno porte, uma agência governamental ou mesmo uma organização sem fins lucrativos, dado que o objetivo da contabilidade social é sempre a contribuição para o desenvolvimento da sustentabilidade do planeta e o bem estar da sociedade.

A Contabilidade Papyrus Assessoria Contábil atua com diversas soluções contábeis, confira:

 

Para saber mais informações sobre nossos serviços e Contabilidade Social em BH entre em contato conosco.
📞 (31) 3508-2000
Nos acompanhe também nas redes sociais:
Instagram @PapyrusContábil 
Facebook @PapyrusContábil 

 

 

Via: contadores.contaazul / dinamicambiental / administradores