Contabilidade para Agências de Turismo: Como Contratar um Escritório Contábil ou Contador para Agência de Turismo e Viagem?

 

As inovações tecnológicas proporcionaram uma das grandes mudanças, ou seja, quebrar fronteiras. Por meio de avanços diversos, ficou mais fácil viajar, alcançar novos países, culturas, cidades. Tal aumento em procura inteiramente transformou o setor do turismo, assim vários empresários têm interesse cada vez maior em relação a esta área.

            Agências de viagens são um dos negócios que mais recebem investimentos, tanto agências online ou físicas. No entanto, como todo negócio, é essencial também a contabilidade para a agência de turismo. A agência de viagens deve lidar com números o tempo inteiro. Já que são responsáveis por criar vários pacotes de turismo a cada dia, com cada pacote direcionado a um cliente com específicas características.

Portanto, agências de viagens e turismo além de preocupações comuns referentes a uma empresa, como prejuízos, controle de caixa, lucro, elas necessitam ainda apontar os custos para os pacotes, a incluir passagens, transporte, hospedagem. É importante ainda o controle do pagamento de clientes, com repasse devido para as empresas contratadas, sem contar o cálculo do lucro para os contratos.

Diante de diversas ações cotidianas para tratar, o que mais irá gerar tranquilidade ao empresário é contratar uma empresa que seja especialista na contabilidade para agência de viagem, agência de turismo. Assim, esta vai poder conferir o suporte total e também orientação devidos, e controle das contas e organização.

 

Quais São os Benefícios Oferecidos pela Contabilidade para Agência de Turismo?

            São os serviços apresentados pela contabilidade para agências de turismo, de fato benéficos ao negócio:

  • Redução dos custos.
  • Analise de Lucros e Prejuízos.
  • Possibilidades maiores para lucratividade.
  • Gestão de fluxo de caixa.
  • O desenvolvimento sustentável.
  • Análise dos prejuízos e lucros.
  • Planejamento financeiro visando lucratividade.
  • Redução da carga tributária.
  • Gestão contábil dos seus repasses.
  • Classificação correta da sua receita.
  • Facilitação com fornecedores e bancos.

 

Contratar contabilidade para agência de turismo é fundamental aos tipos de empresas compondo este setor. Já que funções deste serviço analisam de forma estratégica e criam relatórios segundo movimentações tributárias, fiscais e financeiras do negócio.

Essas atividades favorecem objetivos de diminuir custos do negócio e impedir que a empresa sofra penalização do Fisco, de exemplo sanções e multas, que se transformam para a agência em problemas financeiros.

 

Quais São as Funções Principais da Contabilidade?

            Na realidade, a partir de relatórios e análises dos trabalhos realizados por contadores aparece o resultado de funções principais, tornando crucial a contabilidade para agência de turismo:

  • Planejamento tributário.
  • Abertura da empresa.
  • Enquadramento tributário da agência de turismo.
  • Gestão financeira.
  • Encerramento da empresa.

 

Planejamento Tributário

            A elaboração de um planejamento tributário eficiente integra os serviços estratégicos oriundos da contratação da contabilidade. Estes profissionais têm específicos conhecimentos, experiência, tudo suficiente para aplicação em desenvolvimento deste tipo de agência.

            Aplicabilidade do planejamento tributário é importante, mas é essencial ressaltar o conceito desta estratégia. Trata-se de maneira de fazer elisão fiscal, portanto, maneira de diminuir impostos de modo lícito e legal.

 

Abertura da Empresa

            Legalização da empresa é essencial em idêntica medida que burocrática. Na realidade, para tal, contar com profissionais qualificados nesta etapa é necessário, assim, os procedimentos na abertura são realizados de maneira correta.

            O dono da agência de turismo, dispondo desta assessoria contábil, vai passar a agir com maior segurança. Isto ocorre devido ao escritório de contabilidade trabalhar em todas as etapas para abertura do negócio, a conferir atributos de legislação estadual, municipal, como ainda federal.

            Assim, etapas que podem de fato ser incubidas para a contabilidade se resumem:

  • Seleção de natureza jurídica.
  • Definição de códigos CNAE.
  • Seleção de regime tributário, como ainda verificação de alíquotas de imposto.
  • Definição de porte da empresa.

 

Enquadramento Tributário da Agência de Turismo

            Há muita dúvida sobre o enquadramento tributário da agência de turismo de fato. Escolha adequada do enquadramento tributário para agência de turismo é um dos princípios para diminuição legal dos impostos.

Podendo optar, Lucro Presumido, Simples Nacional, ou Lucro Real. Regime tributário selecionado vai nortear a agência em pagamento dos impostos, isso a partir do estabelecimento de alíquotas tributárias cobradas em cima do faturamento, e sistema e prazo aos pagamentos de cada uma.

            Sobre o Simples Nacional, trata-se do modo mais simples para recolhimento dos impostos. Já que é suficiente apenas o pagamento da guia do DAS, Documento de Arrecadação Simples Nacional, porque ela engloba impostos estaduais, federais e também municipais. Agência de turismo se enquadra em Anexo III em relação à tabela das alíquotas de Simples Nacional.

 

Lucro Presumido

            Com faturamento superior a 4.8 milhões de reais, a agência vai ter que selecionar entre Lucro Real ou Lucro Presumido. Para Lucro Presumido, o nome já sugerindo, IRPJ, Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, e CSLL, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, têm cobrança em cima do Lucro Presumido, de maneira que tal quantia vai ser percentual de lucro presumido pela legislação, podendo corresponder de 1.6% para 32%.

            Tais percentuais são usados a calcular eficazmente os impostos. Na situação de IRPJ, alíquota corresponde a 15%, com 10% adicional em cima do excedente se superar a parcela de lucro o valor de 20 mil reais. A porcentagem, em CSLL, é o equivalente a 9%.

 

Gestão Financeira

            E sobre a gestão financeira? Contabilidade às agências de turismo tem importância além de área tributária e fiscal. São garantidos ao negócio, contratando o escritório com especialistas, os profissionais que são qualificados na gestão financeira.

            Assim, a agência de turismo é capaz de atuar nesse quesito com menor propensão para erros e ainda mais eficácia. Nas atividades oferecidas por contabilidade em gestão financeira se destaca o controle de caixa, precificação, diagnóstico empresarial, identificação de ponto de equilíbrio, apoio em administração de capital de giro, entre mais.

 

Encerramento da Empresa

            Encerrar uma empresa, de modo óbvio, fica longe dos objetivos para o empresário. Porém, em cenário muitas vezes de incertezas, contar com suporte neste aspecto possibilita maior segurança para ação mais audaciosa em favorecimento do desenvolvimento da empresa.

            Se não houver prosperidade e encerrar a empresa for decisão final à agência de turismo, este contador vai informar para órgãos competentes muitas informações. Então o processo será efetuado de modo correto, segundo os conformes para baixa de CNPJ.

 

Entre em contato agora mesmo!

📞 (31) 3508-2000
✓ papyrus@papyruscontabil.com.br
💻 Instagram: @papyrus.contabil