fbpx

As Startups surgiram com a ideia central de criar ferramentas e soluções inovadoras através da tecnologia e a assessoria contábil para startups deve acompanhar com a mesma criatividade, desde o início, como uma ferramenta de assessoria e não apenas para partes burocráticas, visando sempre o sucesso contábil e financeiro.

Muitas startups e até mesmo empresas erram ao tentam fazer a própria contabilidade, são muitos detalhes técnicos que somente um escritório de contabilidade eficiente tem conhecimento para executá-los com exatidão. Hoje selecionamos dicas preciosas e essenciais para que a startup tenha sucesso a médio/longo prazo, confira!

Quais são os principais motivos para contratar a contabilidade em fases iniciais da startup?

Auxílio na abertura da Startup

Embora seja possível realizar online a abertura, o contador pode auxiliar no levantamento de documentos e outros dados durante o processo.

Organiza dados para atrair investidores

Buscar investimentos é um dos principais objetivos de qualquer Startup e para isso é necessário ter uma estruturação contábil profissional e equilibrada, com relatórios, métricas e dados organizados e confiáveis, avaliando assim a saúde financeira e podendo passar pela auditoria.

Auxilia na burocracia e nos impostos

contador realiza o planejamento tributário, buscando formas de aliviar o impacto dos impostos e formas de reduzir a carga tributária. Estando em ordem desde o começo, é mais fácil para manter a empresa no rumo desejado no futuro.

Por dentro dos benefícios fiscais 

Além do entendimento sobre os impostos, a contabilidade pode ser responsável por buscar incentivos fiscais para Startups, como leis municipais, estaduais e federais que respaldem redução de impostos.

Assessoria e atendimento personalizado

Entendendo e acompanhando o projeto desde o começo, fica mais fácil para seu assessor contábil indicar e avaliar as métricas alcançadas e quais novos desafios possíveis.

Assistência durante crise

Acompanhado por alguém que entende do assunto, realizando o planejamento contábil da Startup, é possível que em momentos de crise financeira, o negócio tenha estabilidade o suficiente para se manter e passar bem pela fase.

Quais são as principais dúvidas contábeis para quem está abrindo uma Startup?

Natureza jurídica

Uma Startup pode ser uma Empresa Limitada, EIRELI, Sociedade Anônima ou ME? Como definir?

Uma Startup no seu início não necessita possuir uma personalidade jurídica, uma vez que ainda não possui clientes, não tem funcionários, mas sim “investidores de tempo e dedicação”. Com a evolução e sucesso da plataforma, a empresa poderá sim ser definida como qualquer natureza jurídica acima descrita, para que possa então ter personalidade jurídica distinta dos sócios investidores, sendo que a partir deste momento ela passa a ter direitos e obrigações próprias.

Capital Social

Qual valor do Capital Social que sócios precisam aportar para iniciar suas atividades? Existe um valor mínimo? Precisa ser em partes iguais dos sócios?

Não há valor mínimo de Capital Social, e as participações não precisam ser iguais. A decisão é dos acionistas. Normalmente o valor do capital social é equivalente à injeção de capital necessária para colocar o produto no mercado e poder começar a faturar, até que o fluxo de caixa se equilibre.

Sede física

Na abertura da empresa, melhor opção é usar Coworking e contratar Endereço Fiscal? Quais as vantagens?

As principais vantagens do coworking são a redução de despesas, a praticidade que ela oferece (não precisa se preocupar com contratação de internet, telefone, ligação de energia elétrica, limpeza do ambiente, entre outros), além do networking  e da possibilidade de ser visto e ter aportes por aceleradoras. Fica mais evidente a sua dedicação e o conceito do seu produto ou serviço.

 Tributação

Qual a melhor tributação dos impostos para uma Startup? Como definir? Quais impostos são cobrados de uma Startup em Santa Catarina?

Não existe uma resposta pronta para esta dúvida. No momento de formalizar uma Startup  em pessoa jurídica é prudente conversar com um contador de confiança para que o  mesmo possa entender a operação da empresa, analisar o cenário e definir a melhor forma de tributação para ela.

A recomendação é de que essa análise seja feita antes da formalização da Startup. Isso porque se a melhor opção for a tributação pelo Simples Nacional, é necessária a verificação dos códigos CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), se não existe nenhum código impeditivo para adesão a esta forma de apuração dos impostos.

Recursos Humanos

Quais as formas mais indicadas de contratar colaboradores? Que providências devem ser tomadas?

Com a Reforma Trabalhista foram flexibilizadas as formas de trabalho, podendo ser contratos normais, para trabalharem na sede da empresa, ou os teletrabalhos: uma nova modalidade que visa atingir objetivamente as empresas de tecnologia.

Esta modalidade é um vínculo normal. Porém, deve ser feito um contrato de trabalho entre as partes (empregador e empregado) para definição das regras, carga-horária e disponibilidade tanto para a execução do trabalho quanto dos materiais necessários para o labor.

Gestão e controle administrativo

Como escolher o software de gestão financeira da Startup? Quais as medidas básicas para organizar o fluxo financeiro do negócio?

Como inicialmente o fluxo de caixa é baixo, uma vez que se trabalha com a proposta de algo acontecer, o software de gestão pode ser algum de preferência do gestor. A partir do momento que a Startup for prosperando deverá buscar um software que integre com sua contabilidade, gere relatórios precisos e dashboards para que o controle seja efetivo e eficiente. Os registros de todas as contas a pagar e a receber em seu software de gestão financeira facilitam o controle do fluxo de caixa, sendo possível prever a necessidade de buscar injeção de capital ou empréstimos.

Essas foram as principais dúvidas e razões para contratar a contabilidade desde o início da startup. Ficou com alguma dúvida?

Contabilidade Papyrus Assessoria Contábil atua com diversas soluções contábeis, confira:

Para saber mais informações sobre assessoria contábil para Startup em BH? 
Entre em contato conosco.
📞 (31) 3508-2000
Nos acompanhe também nas redes sociais:
Instagram @PapyrusContábil 
Facebook @PapyrusContábil 

Via: contabeis e prontasc

Agência Digital HGX Soluções Web Mobile e Marketing Digital